Cabelos Com Vida Própria ! ! !: Cabelos Ondulados: Como lidar? ( PARTE I )

Pesquisar este blog

Postagens populares

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Cabelos Ondulados: Como lidar? ( PARTE I )

Nem liso, nem cacheado: como lidar com o cabelo indefinido? Quem tem cabelos ondulados vive o drama da indefinição. Isso mesmo, as onduladas podem acordar um dia com o cabelo meio liso e, no dia seguinte, se surpreender com cachos e mais cachos. E pior: tem ainda aqueles dias em que nem cacheado e nem liso o cabelo fica! Fiz algumas pesquisas, conversei com alguns colegas para colocar aqui os melhores produtos e métodos para cuidar dos cabelos ondulados. Aí vão as dicas,divididas em Estilo Cacheado, Cabelos Ondulados e Cuidados Básicos.


Cuidados básicos:


  • Parece pouco higiênico, mas a verdade é que os cabelos cacheados devem ser lavados de 2 a 3 vezes por semana, no máximo. Dessa forma, você evita que os fios fiquem ressecados e, conseqüentemente, armados. Fazer semanalmente banhos de creme e hidratações, faz bastante efeito;
  • Penteie os cabelos ainda molhados. A escova deve ter cerdas naturais e os pentes devem ser de madeira, para evitar que os fios se quebrem(aquelas escovas quadradas são ótimas para isso e são usadas no próprio lavatório dos salões);
  • mousses, pomadas e leave-in (cremes sem enxágüe) são ótimos para controlar a rebeldia dos fios, além de domar o volume. É importante dosar a quantidade – de preferência só aplicá-los nas pontas – pois, se exageramos, o cabelo fica "pesado", Para acabar com as "sobras" desses produtos, é bom ter sempre as mãos shampoos anti-resíduos.
  • Invista em fivelas, tiaras e todos os apetrechos para construir o seu look de maneira displicente e impecável.

Estilo Cacheado

  • Troque todo seu kit de cabelos por produtos especiais para cabelos cacheados. Felizmente, existem hoje no mercado várias linhas para cabelos encaracolados, com shampoos, condicionadores, cremes para pentear e leave-in.
  • Tudo o que você quer é ter cachos bem definidos, certo? Ao contrário dos tipos naturalmente enrolados, se você prender seus cabelos, eles vão perder a forma. Portanto, esqueça os elásticos e, se for muito necessário amarrá-los, use uma piranha.
  • Ao secar os cabelos com o secador, adote esse procedimento: mantenha a potência mínima e posicione-o acima de sua cabeça, fazendo com que o vento chegue de cima para baixo. Dessa forma, você evita que os cabelos se armem.
  • Para secá-los sem o auxílio do secador, abaixe a cabeça e aperte a toalha contra o cabelo, de forma que os cachos comessem a se definir. Nunca esfregue a toalha e lembre-se que esse método serve apenas para tirar o excesso de água do cabelo, não secá-lo completamente.
Cabelos Ondulados

Os cabelos ondulados são normalmente muito apreciados! Contudo, manter um cabelo com um ondulado bonito e saudável não é tarefa fácil, e requer algum cuidado e muita dedicação!

O fundamental é manter sempre o cabelo bem hidratado! Para tal podem recorrer a máscaras específicas de hidratação, caseiras ou não,
nutrição capilar, usar um bom amaciador ou fazer uma cauterização/queratinização 1vez por mês...
Convém não o lavar mais do que três a quatro vezes por semana! Se o fizerem mais vezes, usem apenas amaciador, e não shampoo!

Qualquer que seja a atitude - alisar em casa, ou secá-lo normalmente, é importante secá-lo sempre por completo antes de sair de casa, nomeadamente em dias mais húmidos!

Alisar o cabelo em casa às vezes é perigoso! Atualmente, com os aparelhos e produtos que existem à venda no mercado, qualquer pessoa consegue facilmente em casa alisar o seu próprio cabelo!
Isso na maioria das vezes só piora, e ainda corre-se o risco de queda e ressecamento drásticos! Mas, se o decidirem fazer, convém adquirirem um produto que combata a humidade dos cabelos e evite a sua electricidade estática, de modo a que os tais pelinhos não apareçam! Se a opção passar por realçar os caracóis, devem também recorrer a produtos específicos, que fazem maravilhas nesta área, fazendo com que os cabelos revelem todo o seu potencial! É ainda importante recorrer a um definidor de caracóis, que permite a formação e a manuntenção dos cachos bem definidos!


Afinal, o cabelo caheado é maravilhoso mas exige muito mais cuidados para permanecerem no lugar...
(fim parte I)

12 comentários:

Anônimo disse...

valeu as dicas...onde encontro difusor?

LETÍCIA disse...

também acho lindo cabelos cacheados...af mas é tão difícil de cuidar!!!mais dicas por favor!

Érika Viana disse...

R:
Normalmente o difusor vem junto com o secador para que o encaixe seja o ideal, mas procure em lojas de produtos para cabelos ou em hipermercados(extra,walmart brasil)
e letícia:
Ainda publicarei a parte II e mais dicas!!!aguarde...

Unknown disse...

pelo que vi da trabalho cuidar de cabelos cacheados

Regenerar-me disse...

cacheados, lisos ou crespos, todos teu seu charme ..

Regenerar-me disse...

belas dicas ...

Regenerar-me disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

poxa naop axo nada p cabelos ondulado e nau cacheados poxa snf

Érika Viana disse...

Normalmente quem tem cabelos ondulados(nem liso nem cachos definidos) quer ele lisérrimo tipo prancha ou cacheado....
então use as dicas para deixar seu cabelo cacheado...ou aprenda a fazer cachos com o baby liss..
abçs :)

Anônimo disse...

ADOREI AS DICAS...QUEBROU UM GALHO.

Taati disse...

Meu cabelo é ondulado, tem dias que eu odeio meu cabelo mais tem dias que eu amo....
Sabe um segredinho para manter o cabelo ondulado com o ondulado perfeito?/
Antes de dormi penteei bem os cabelos (mais nunca durma com os cabelos molhados)ai você usa um meia calça fina ai você faz um coque e coloca a meia calça...
No outro dia quando vc acorda solte o cabelo mais ñ penteeie porque você já penteou na hora de dormi e ele tava preso ai você solta e dá uma arrumadinha e olha no espelho...Seeu cabelo vai estar lindooo...
Todos os dias eu faço isso ai quando acordo pra ir pra escola cedo meu cabelo ta perfeito que até a pedagoga e a diretora da escola elogia... Pode ter certeza essa é uma dica infaliveel...

Agora gostaria de fazer uma perguntinha pra dona do blog...

Se eu fizer por exemplo uma vez por semana escova no cabelo o meu ondulado vai sumir?
E se eu fizer baby liss uma vez por semana vai sumir meu ondulado?
E outra coisinha se eu fizer uma semana escova e na outra baby liss durante algum tempo que geito meu cabelo vai ficar?


Desculpa a invasão no blog com a dica que eu coloquei no comentário ;*
Parabens muito boom seu blog
beeijs

Érika Viana disse...

Oi !
Fique a vontade! dicas são sempre bem vindas!

Olha Tati, fazer escova (aquela comum, sem adição de produtos quimicos) ou baby liss, modifica os cabelos só até a próxima lavagem, pode ficar tranquila,não mudará seu ondulado!faço escova a vida inteira e ainda tenho cachos!

O máximo q pode acontecer é ele ressecar um pouco devido ao calor do secador e do baby liss!mas nada q uma hidratação semanal não resolva!